TagArea_1TagPesquisar_1TagNavegar_1TagSair_1TagEntrar_1
LogoBeta_1     
 

Ouvir música fortalece o coração
12.11.2008
TAGS


“Ouvir as nossas músicas favoritas é benéfico para o nosso sistema cardiovascular”, assegurou Michael Miller, Director de Prevenção em Cardiologia do Centro Médico da Universidade de Maryland, em pleno encontro da Associação Americana do Coração, decorrido terça-feira, em Nova Orleães. Segundo o investigador, o diâmetro dos vasos sanguíneos pode ser largamente ampliado enquanto ouvimos uma música que gostamos – um resultado semelhante ao que um indivíduo obteria ao fazer exercício físico ou ao tomar uma medicação para esse fim.

A equipa de investigação liderada por Miller terá avaliado dez homens e mulheres saudáveis, que, após terem passado meia hora a ouvir a sua música preferida, evidenciaram uma dilatação de 26% nos seus vasos sanguíneos. Pelo contrário, os mesmos voluntários, quando expostos a músicas que não correspondiam aos seus gostos, evidenciavam uma redução de 6% no calibre das suas artérias.

Note-se que, quando os vasos sanguíneos se dilatam, o sangue flui mais facilmente, tornando menos provável a formação de coágulos, principais responsáveis pelos enfartes e derrames.

Sara Novais

Notícias relacionadas:

Projecto Entrelaços - Musicoterapia

Artigos relacionados:

Educação musical – Os benefícios para as crianças

COMENTÁRIOS


Pingo Tinto
Pingo Tinto_14.11.2008
eu não diria isso ....

http://palcoprincipal.clix.pt/song/index/song/MjcyNTE%3D